Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

Shul-1926.jpg

O Início

Vida judaica primitiva em Moçambique

Nossos origens

A comunidade judaica de Moçambique tem mais de 120 anos. Durante sua existência, tem sido pequeno em número e diverso em origem. No século XIX, as Ashkenazis e as Sefardim quem migraram ao porto no Oceano Índico de Maputo (conhecido antes da independência nacional em 1975 como Lourenço Marques) foram de lugares como Vilna, Marraquexe, Londres e Durban. Durante muitos anos encontram-se para realizar cerimónias e alegadamente disputaram sobre assuntos litúrgicos. A crença da comunidade registra um Rosh Hashanah no início do século XIX em que um chazan inovador logrou satisfazer a congregação inteiro por alternar entre pronunciação e melodias do estilo Ashkenazi e Sefardi por todo da cerimónia.

A Sinagoga en 1926

Em 1926 os dois grupos construíram uma sinagoga comum. Mas a comunidade nunca foi tão grande para apoiar um rabino, pois cerimónias e outros rituais foram conduzidos por membros.

IMG_1282.JPG

Apesar dum influxo de refugiados judaicos de Europa ocupado por Nazis durante a Segunda Guerra Mundial, a comunidade apareceu estar numa declina demográfica terminal. Ao inicio dos anos 70, o sacristão tinha que despertar judios sul-africanos dos hotéis em Maputo para fazer um minyan nas sextas-feiras à noite. Quando a independência moçambicana aconteceu em 1975, a maioria dos judios restantes, quem não tinham simpatia com as politicas económicas coletivistas no governo novo, saíram do país. A sinagoga, junto com muitas igrejas e mesquitas, foi confiscada; converteu-se num armazém. O cemitério, antigamente um oásis urbano com a sua avenida de frangipani e uma imensa mangueira, caiu em ruína e foi muita vandalizada. Sem a sinagoga, e num clima de hostilidade oficial à religião, a vida judaica organizada em Moçambique chegou a um impasse.