Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

mozambique_dalim_exterior_signed.jpg

Um Novo Começo

A Criação de Honen Dalim: A Comunidade Judaica de Moçambique

Uma comunidade renovada

Em 1989, porém, um empresário local não-judeu organizou uma campanha para que a sinagoga fosse devolvida à comunidade. Um anúncio colocado no jornal local trouxe de volta os poucos judeus restantes no país. Gradualmente, pequenas contribuições permitiram que os trabalhos de limpeza e restauração começassem. As pessoas tinham esperado que a sinagoga se converteria num monumento histórico à comunidade judaica moçambicana que uma vez rezou lá.

Suas expectativas não foram justificadas. A volta da sinagoga aos judeus levou os judeus a voltarem à sinagoga. Um punhado de membros autodidatas começou a se reunir nas tardes de sábado para cantar canções e estudar hebraico.

Desde a recuperação da sinagoga em 1989, marco seguiu marco. Durante os anos seguintes a comunidade tem instituído de novo cerimónias regulares de Shabbat, tem observado todos as férias importantes, tem adquirido um Sefer Torah e tem realizado Bar e Bat Mitzvahs e outros eventos do ciclo da vida. Em 2009, foi incorporada e reconhecida oficialmente pelo governo uma associação: Honen Dalim – A Comunidade Judaica de Moçambique. O edifício da sinagoga foi restaurado de forma completa e amorosa em 2013 e agora é um espaço bonito e contemplativo no centro da vida da comunidade.

O único ritual mais unificador da comunidade é a cerimónia de Shabbat realizada cada sexta-feira à noite. Longe vai é a competição entre os estilos litúrgicos Ashkenazic e Sefardic. A tarefa hoje é fazer as cerimónias acessíveis e significativas para os que só falam português e os que preferem inglês. O resultado é Nusach Maputo, uma cerimónia que flui sem problemas entre Português, Inglês e Hebraico.

A demanda por conhecimento judaico em Maputo é maior que a oferta. A comunidade recebe Rabinos e acadêmicos visitantes que dedicam tempo e esforço para nos ajudar a aumentar nosso conhecimento e conectividade judaica.

Sempre estamos a procurar meias para crescer em nossa identidade judaica e para responder às necessidades da nossa comunidade pequena e diversa.